Dicas de Saúde
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como sendo o estado de completo bem-estar físico, mental e social, pra obter essa meta temos que ser firmes em dizer não a varios fatores que influenciam o desequilibrio desse estado, portanto:
Diga Não à:O sedentarismo é a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas. Por consequência se gasta poucas ou nenhuma caloria diária com atividades físicas. A vida moderna ocasiona um aumento nos níveis de sedentarismo, ir de carro para o trabalho, ou até mesmo ligar/ desligar a televisão com o controle remoto, a tecnologia por vezes acomoda o indivíduo.
Consequências do sedentarismo:O sedentarismo aumenta em média 54% os casos de infarto e 50% o risco de morte por derrame cerebral.
É considerada obesidade a condição de excesso de tecido gorduroso no organismo, que pode levar a ter vários problemas de saúde. Do ponto de vista médico é considerado obeso o individuo que tem um índice de massa corpórea (IMC) superior a 30 kg/m², calculado pelo peso dividido pela altura ao metro quadrado.
No Brasil os dados sobre a obesidade da população são preocupantes, já que aproximadamente 50% da população está acima do peso e pior ainda crianças entre 5 e 9 anos também tem um alto índice de obesidade (36,6%).
Entre os adolescentes essa taxa também já chega a 5,9%.
É comprovado pela ciência que a pratica de exercícios físicos diminui a incidência de morte prematura por doenças cardíacas ou câncer. São preconizados pelo menos exercícios aeróbicos de media intensidade durante 150 minutos por semana (50 minutos 3xsemana) para reduzir o risco de morte prematura.
Os benefícios dos exercícios físicos são:O vicio de fumar é a principal causa de morte evitável no mundo todo.
O cigarro contém, além da nicotina que é a substancia que vicia, 4700 outras substancias tóxicas, destacando entre elas o monóxido de carbono e o alcatrão.
A higiene é fundamental para preservação da saúde e prevenção de doenças.
A higiene corporal não se limita somente a tomar banhos todos os dias e escovar dentes após cada refeição, mas num conjunto de ações tais como preparo adequado de alimentos, uso somente de água filtrada, lavar as mãos sempre que manusear terra ou fazer limpeza na casa, ou antes, de manusear alimentos, cortar as unhas dos pés e mãos, cortarem a barba e o cabelo regularmente.
É fundamental que o ambiente seja também limpo e quando necessário desinfetado com água sanitária (piso de Box para evitar micoses).
A saúde bucal é fundamental para prevenir caries e doenças das gengivas que podem levar a perda dos dentes, já que o tártaro não removido causa placas bacterianas.
É fundamental combater obesidade, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer com alimentação adequada.
Nossa alimentação tem que ser baseada na ingestão adequada de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis, além de possuir vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento de nosso organismo.
Não pode ser esquecida a ingestão também de uma boa quantidade de água, pelo menos 2 litros por dia.
Levantamentos feitos pelo IBGE mostram que os brasileiros ingerem uma quantidade de sal por dia maior que o recomendado.
Para o nosso organismo é recomendada a ingestão de 4 à 6g de sal por dia (media 5g/dia), porém os dados do IBGE são alarmantes já que o uso de enlatados, refrigerantes, pizzas, carnes processadas, salgadinhos e biscoitos recheados leva a população a ingerir em media 12g por dia.
Os alimentos in natura já têm as quantidades de sal necessárias para reposição, porém no Brasil o sal precisa ser iodado para evitar problemas de tireóide (bócio), portanto tem que ter uma ingestão mínima de sal por dia.
Por incrível que pode parecer, a ingestão excessiva de sal pode levar também a problema de tireóide pelo excesso de iodo (tireoidite).
Os malefícios do sal são causados pela retenção de líquido que provoca, podendo levar a hipertensão arterial e derrame cerebral.
Evite colocar saleiro na mesa.
Troque o sal por outros temperos naturais (salsinha,cebolinha, orégano, cebola, alho, hortelã, limão, cominho, etc).
Evite uso de carnes salgadas (bacalhau,carne seca, charque, defumados embutidos).
Evite salgar os alimentos antes de provar, já que as vezes não é necessário adicionar mais sal.
Cinco gramas de sal correspondem a 05 pacotinhos de sal ou uma colher rasa de chá.
Alcoolismo é o consumo excessivo, diário, compulsivo e duradouro de bebida alcoólica, que leva o individuo a uma dependência física e traz sintomas de abstinência quando para de ingerir.
No Brasil entre 3 e 6% da população sofre de alcoolismo.